segunda-feira, 28 de março de 2011

HISTÓRIA DO TÊNIS

Antecedentes.A maioria dos historiadores acreditam que o Tênis  surgiu na França durante o séc. XII ou XIII. Os franceses o chamavam de jeu de paume , que significa jogo da palma. Os jogadores arremessavam e rebatiam a bola com a palma da mão sobre uma rede.
    O major inglês Walter Wingfield é considerado o pai do tênis moderno. Em 1873, criou uma versão do jogo que se assemelha muito ao esporte moderno. Em 1874, Wingfield patenteou o equipamento  e as regras de tênis para ser jogado em quadras de grama. Wingfield denominou o novo jogo de sphairistike, palavra grega que quer dizer jogo de bola. Mas esse nome foi logo substituído por lawn tennis, ou simplesmente tênis.
Em pouco tempo o tênis substituiu o croqué como o mais popular esporte inglês de recinto aberto. Em 1877, o All Englant Croquet Club mudou seu nome para All Englant Croquet and Lawn Tennis Club. Ainda em 1877, o clube patrocinou o primeiro grande torneio de tênis nas suas instalações de Wimbledon, um surbúbio de Londres. essa competição com o tempo, transformou-se em um verdadeiro campeonato mundial, de simples e duplas, não-oficial para homens e mulheres.
    O Desenvolvimento do Tênis. A esportista norte-americana Mary Outerbridge introduziu o tênis nos E.U.A. em 1874 e em 1881 foi fundada a Associação Nacional de Tênis dos Estados Unidos da América. Nesse mesmo ano, a associação patrocinou o primeiro campeonato masculino de tênis dos E.U.A.
    Muitos dos grandes nomes da história do tênis atuaram durante a década de 1920. esse período foi dominado por Bill Tilden, tenista norte-americano vencedor de diversas competições norte-americanas entre 1920 e 1925. Tilden venceu por três vezes as finais de simples de Wimbledon.
    As principais jogadoras da década de 1920 foram a francesa Suzanne Lenglene a norte-americana Helen Wills. Lenglen venceu seis campeonatos de Wimbledon e seis campeonatos franceses. Wills ganhou oito vezes o torneio de Wimbledon e obteve sete títulos da campeã dos E.U.A.
Década de 1950 e 1960. Até a década de 1950, a França, a Grã-Bretanha e os E.U.A. dominaram o Tênis mundial. Depois, porém, a Austrália passou a deter os principais títulos no setor masculino. Entre 1950 e 1967, equipe australianas venceram por 17 vezes a Copa Davis.
    Outros grandes tenistas desse período foram o espanhol Manuel Santana, o norte-americano Stam Smith, a australiana Margaret Smith, a brasileira Maria Ester Bueno e a norte americana Billie Jean King.
Billie Jean King  Maria Ester Buen
    Dois fatores confluíram para a ampla popularidade do tênis na segunda metade do século XX: na década de 1960, a abertura dos principais torneios a profissionais e amadores; e , mais tarde a cobertura pelas redes de televisão desses torneios, 
    O Tênis tornou-se um esporte profissional em 1968. Durante a década de 1970, anualmente, os tenistas profissionais concorreram a prêmios valiosíssimos.
    A Copa Davis passou a ser um centro de disputas políticas durante os anos 1970. Em 1974, a África do Sul ganhou a copa porque o governo indiano recusou-se a permitir que a sua equipe de tênis jogasse a final com os sul-africanos. devido à política de apartheid (segregação racial) da África do Sul.
    Aproximadamente na metade da década de 1970, surgi uma nova geração de jogadores

A importância da alimentação para a atividade física.


A importância da alimentação para a Atividade Física

A prática regular de atividade física traz muitos benefícios à saúde, entre eles, aumento do gasto energético, maior coordenação motora, melhora da capacidade cardiorrespiratória, diminuição do estresse e risco de doenças como, hipertensão, obesidade e diabetes. Entretanto, para uma vida saudável, é necessário aliar o exercício físico a uma dieta balanceada, contendo alimentos de todos os grupos e nas quantidades adequadas.
A alimentação desempenha um papel importante na atividade física, pois prepara o organismo para o esforço, fornecendo os nutrientes necessários que irão variar de acordo com o tipo de exercício e o objetivo que se pretende alcançar como, por exemplo, perda de peso ou ganho de massa muscular.

Orientações para quem deseja uma boa alimentação aliada aos exercícios físicos

É preciso comer antes e depois
É muito importante não iniciar um exercício em jejum, pois a energia que o seu corpo irá utilizar será a que provém dos carboidratos e na ausência desta, este processo natural não ocorrerá obrigando desta forma o corpo a utilizar outra fonte alternativa, as proteínas, por exemplo, o que irá comprometer a função delas. Deve-se durante o dia realizar no mínimo cinco refeições diárias (café da manhã, almoço e jantar, todos eles intercalados por pequenos lanches). Procure sempre conciliá-las para que elas possam ocorrer antes e depois do exercício. A ausência do alimento, poderá provocar fraqueza e indisposição prejudicando assim o desempenho do indivíduo e suas funções orgânicas.

Alimentação balanceada

A prática de exercícios físicos isoladamente não garante uma boa qualidade de vida. É preciso manter também uma boa alimentação. Ela deve ser rica em carboidratos, onde o glicogênio, que é a principal forma de armazenamento, será a fonte de energia utilizada durante o exercício do corpo. As fibras e os cereais integrais (aveia, pão integral, granola, arroz integral entre outros) devem ser priorizados; como também as frutas, verduras e legumes devem estar diariamente nas refeições.

Quanto às
proteínas, elas devem ser consumidas em menor quantidade quando comparada aos carboidratos. Ela será a fonte de aminoácidos para o corpo. Leite e derivados, carnes e ovos supre facilmente as recomendações de proteínas, que seria 10-15% do valor energético total, considerando uma dieta de 2000kcal. O excesso de proteínas pode sobrecarregar os rins devido às altas taxas de filtração de compostos nitrogenados.

As gorduras devem compor a dieta em mínimas quantidades, mas não devem ser excluídas totalmente da alimentação. Elas servirão de transporte para as vitaminas lipossolúveis e também como reserva energética.

Evite a desidratação

Outra dica muito importante e bastante conhecida é quanto à hidratação corporal. Durante a prática da atividade física deve-se ingerir bastante líquido, antes mesmo que venha surgir à sensação de sede, a fim de evitar a desidratação.
Água e eletrólitos
A hidratação adequada é importante para o bom desempenho físico. A ingestão de água em todas as etapas do exercício é suficiente para repor a perda hídrica em atividades leve e moderada (caminhada, musculação e ginástica). Apenas no caso de atletas, em que o treinamento é intenso, indicamos o uso de bebidas isotônicas para reposição rápida da água e dos eletrólitos (sódio, potássio, cloro) perdidos, além de glicose para manter a glicemia constante.

IMPÉRIO DO SOM OPEN DE TÊNIS

Foi realizado com muito sucesso pela academia TOPTÊNIS o primeiro IMPÉRIO DO SOM OPEN.
O evento,que contou com a participação de tenistas de Guanambi e região,foi o primeiro do ano.Outros quatro torneios estão previstos  para 2011.Aguardem!!

O TÊNIS NO BRASIL

O Tênis no Brasil. O Tênis começou a ser disputado no Brasil na virada do século XX. Com a fundação do Fluminense Futebol Clube, no Rio de Janeiro, e do Clube Atlético Paulistano, em São Paulo, o esporte se difundiu, embora até a primeira guerra mundial houvesse pouquíssimos torneios. Somente após a criação das federações regionais, que controlavam o esporte em âmbito estadual, o tênis ganhou maior divulgação. Em nível nacional, coube à Confederação Brasileira de Desportos dirigir o esporte até 1956, quando foi fundada a Confederação Brasileira de Tênis.
    Entre os Tenistas brasileiros, o nome de maior repercussão mundial foi o de Maria Ester Bueno. Posteriormente, outros tenistas brasileiros de categoria internacional foram Ronald Barnes, Carlos Fernandes, Edson Mandarino, Ivo Ribeiro, Thomas Kock, Mary Habitch, Patrícia Medrado, Carlos Albetro Kirmayr, Marcos Hocevar, Cássio Mota, Luís Mattar, Jaime Oncins, Fernando Meligeni, Gustavo Kuerten.